Receita de lasanhas com recheios saudáveis

Confira os benefícios da combinação de massas e vegetais

A lasanha é um prato muito popular nas mesas brasileiras. São várias as possibilidades de sabores de recheios, que podem deixar o prato ainda mais saudável e menos calórico, dependendo da combinação de ingredientes. A Isabela, marca de alimentos com atuação no Sul do país, sugere receitas com vegetais para deixar a refeição mais equilibrada.

No dia a dia é muito importante incluir verduras e legumes nas refeições com massa. Esta combinação promove maior saciedade quando comparada a um prato somente de macarrão e fornece fibras, minerais e vitaminas. Além disso, é uma ótima opção para pratos vegetarianos ou para quem quer comer algo mais leve no jantar.

A primeira sugestão, Lasanha de Cenoura e Couve-Flor, é bastante nutritiva. A cenoura é uma excelente fonte de betacaroteno, precursor da vitamina A, um nutriente essencial para a saúde dos cabelos, pele, olhos e ossos. A couve-flor tem poucas calorias e muitas fibras, é rica em nutrientes, principalmente em vitamina C e folato (vitaminas do complexo B).

Outra deliciosa opção é a Lasanha de Abóbora com Calabresa, que também traz muitos benefícios. A abóbora ajuda na perda de peso, problemas de hiperglicemia e intestinais, pois possui grande teor de fibras. Fonte de carboidratos, a abóbora tem proteínas, cálcio, fósforo, ferro, magnésio e alto teor de potássio, mineral importante para o bom funcionamento do organismo.

Aproveite as dicas e prepare deliciosos pratos nutritivos. Confira as receitas abaixo.

Lasanha de Cenoura e Couve-Flor

Lasanha de Cenoura e Couve-Flor

Ingredientes:

1 cebola (pequena) picadinha

1 xícara (chá) de farinha de trigo

5 colheres (sopa) de margarina (100g)

3 ½ litros de leite

Sal e noz-moscada ralada a gosto

1 couve-flor grande (só os buquês em pedaços pequenos) (700g)

2 cenouras médias em rodelas

500g de muçarela ralada

5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

1 embalagem de Lasanha Isabela (500g)

Modo de Preparo:

Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz-moscada. Reserve.

Montagem:

Em uma forma retangular grande e alta nº 4 (30x43cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de Lasanha Isabela e com o molho. Espalhe a couve-flor, a cenoura, a muçarela e o queijo parmesão. Cubra com o molho reservado. Faça camadas de lasanha, molho, couve-flor, cenoura, muçarela e queijo parmesão, terminando com lasanha, molho, muçarela e queijo parmesão. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno (médio) pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.

Rendimento: 20 porções

Calorias: 340 calorias por porção

Lasanha de Abóbora com Calabresa

Receita de lasanhas com recheios saudáveis

Ingredientes:

Molho de Abóbora:

200g de bacon, em cubos

1 kg de abóbora moranga, limpa e em cubos

5 gemas

3 xícaras (chá) de creme de leite

1 xícara (chá) de leite

Sal, noz-moscada e salsinha picada a gosto

Molho de Calabresa:

4 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas médias, picadas

4 gomos de linguiça calabresa defumada desfiada

2 litros de molho de tomate

Para a Montagem:

1 embalagem de Lasanha Isabela (500g)

400g de muçarela em fatias

Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

– Comece preparando o molho de abóbora. Em uma panela média, junte o bacon e frite até soltar a gordura. Acrescente a abóbora e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar o molho. Junte as gemas, creme de leite e o leite, misture bem e reserve. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de gemas com creme de leite. Acerte o sal, tempere com a salsinha e noz moscada e reserve.

– Prepare o molho de calabresa. Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue as cebolas. Junte a linguiça calabresa desfiada e vá mexendo para dourar por igual. Acrescente o molho de tomate, 2 xícaras (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e reserve.

– Monte a lasanha em um refratário grande e fundo. Divida o molho de abóbora, o molho de calabresa em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 partes e as fatias de muçarela em 2.

Monte a lasanha da seguinte forma: molho de calabresa, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de calabresa, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de abóbora, tiras de lasanha, molho de calabresa, molho de abóbora e finalmente queijo parmesão.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) preaquecido por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 15 porções

Calorias: 615,5 calorias por porção

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

5 Comments

  1. Joana D'arc 17 de agosto de 2018
  2. Erica Oliveira 17 de agosto de 2018
  3. Lucimar da Silva Moreira 17 de agosto de 2018
  4. Dani Souza 18 de agosto de 2018
  5. Marimonteirublue 21 de agosto de 2018

Add Comment