Manual da dieta saudável: Alimentos que dão mais saciedade para auxiliar na sua dieta

Oi gente!


Hoje vou começar a dar dicas sobre dieta. Estou na luta pra emagrecer faz um tempo, mas agora comecei sério mesmo. E para me ajudar ainda mais nesse compromisso, vou tentar criar um “Manual da Dieta Saudável”, postando aqui, além das dicas de saúde, dicas de dieta, o que pode ajudar quem também está na luta.


Hoje vou falar sobre alimentos saudáveis, que podem nos auxiliar na dieta, pois ajudam a controlar a fome dando mais saciedade. 


Alguns desses são ideais para a hora do lanche, do café da manhã, para comer antes de malhar e também para comer fora de casa…mas também para você fazer substituições na hora do almoço e do jantar.

Muitas vezes ficamos na correria e estando de dieta, não queremos comer qualquer coisa fora de casa, então, esses alguns desses alimentos são uma ótima opção, também, para se levar na bolsa, para comer no trabalho, na faculdade, enfim…

Vamos às dicas então:

 

Banana 


Por que funciona: não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade. 

Calorias: 74 a unidade


Damasco 

Por que funciona: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras. 

Calorias: 9 a unidade



Aveia 


Por que funciona: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte. 

Calorias: 2 colheres de sopa: 104 calorias 

Dica: faça um mingau, com leite desnatado, canela e adoçante para consumir no café da manhã, começar bem o dia com mais saciedade e mais energia. Também é muito bom para a hora do jantar, perto da hora de dormir, pois dará um conforto maior ao estômago, sem pesar.



Pão integral 


Por que funciona: além de deixar você satisfeita com menos comida – por causa das fibras dos grãos -, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo. 

Calorias: 29 1 fatia



Chá de ervas 


Por que funciona: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde e de hibisco (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura, além de serem antioxidantes), cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Dica: Já falei do chá de hibisco aqui, excelente antioxidante, não contém cafeína, acelera o metabolismo e auxilia na dieta. Tem um gosto menos ruim do que o chá verde, para quem não gosta deste. 
 


Iogurte 


Por que funciona: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia. 

Calorias: desnatado, pote de 185 gramas, 78 calorias.

Dica: faça opção pelo iogurte desnatado e natural. Na hora do consumo acrescente adoçante, mel (em pouca quantidade), pode consumir com frutas, granola, mas tudo com moderação.


Amendoim 


Por que funciona: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. 

Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias. 
 


Castanha do pará


Por que funciona: acelera o metabolismo e dando a sensação de saciedade. A castanha também retarda o envelhecimento por ser fonte de vitamina E e por reduzir os radicais livres, aqueles que promovem o envelhecimento celular.

Mas atenção: não exagere. A recomendação da nutricionista é que seja ingerida uma castanha por dia.

Calorias: 27 a unidade

Granola

 


Por que funciona: comer granola no café da manhã e nos lanches ao longo do dia contribui para manter-se num peso saudável pois, a granola é um alimento que mesmo consumido em pequenas quantidades causa saciedade pelo seu alto teor de fibras.

Calorias: vai depender muito do que ela contém. Por isso, verifique na embalagem da marca que você comprar.

Batata-doce

Por que funciona: segundo cientistas, esse tipo batata contem uma espécie especial de amido que resiste a enzimas digestivas, fazendo com que ela fique no estômago por mais tempo mantendo seu corpo saciado. A batata doce também é rica em vitamina A e C.

Calorias: 1 xícara de chá picada: 230 calorias

Whey Protein

Por que funciona: a proteína é conhecida como inibidora de apetite, mas parece que a whey protein, ou proteína do soro do leite, é ainda mais eficiente nesse quesito. Uma pesquisa recente mostra que depois de consumir uma refeição liquida com esse tipo de proteína as pessoas tendem a consumir significativamente menos calorias na refeição seguinte.

O Whey protein é uma fonte de proteínas com poucas calorias e muito pouca gordura. 85 g (2,5 porções) de Whey Protein fornece, em média, 335 kcal/ 66g de proteína/ 5 g de lipídeos.  

Dica: Você pode substituir uma refeição tomando um shake com whey protein e uma fruta, por exemplo, ou puro com leite desnatado ou água.

Maçã

Por que funciona: aqui não importa se você prefere maçã vermelha ou verde, pois as duas têm o poder de diminuir sua fome. Essa fruta é rica em fibras solúveis e pectina, que cria um efeito de saciedade. A maçã também ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue e aumenta o nível de energia no corpo. Ela é uma boa opção para lanches por que exige uma mastigação lenta, dando tempo suficiente para seu corpo perceber que está satisfeito.

Calorias: 78 a unidade

Ovo

Por que funciona: estudos revelam que comer um ou dois ovos no café da manhã faz com que as pessoas se sintam mais cheias do que ao ingerir um pão com a mesma quantidade de calorias. Isso seria refletido durante o resto do dia, já que durante a pesquisa aqueles que começaram comendo um ovo ingeriam em média 330 calorias a menos do que os demais.

Faça opção pelo cozido, que possui 71 calorias a unidade.
 

Café

Por que funciona: se consumido em excesso essa bebida pode deixá-la agitada e nervosa. Porém, o café em uma quantidade moderada, de uma ou duas xícaras por dia, pode acelerar o metabolismo e inibir o apetite. Isso acontece devido à cafeína e aos antioxidantes presentes na semente do café. Porém, o açúcar e o creme podem suspender esses efeitos positivos.

Café com adoçante: 2 calorias; com leite desnatado: 28 calorias; com açúcar 26 calorias; com leite integral 45 calorias.
 

Amêndoas

Por que funciona: a amêndoa é o primeiro alimento da lista de inibidores naturais de apetite publicada pela revista ‘Shape’. Ela é uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina E e magnésio. Mas esses não são os únicos benefícios da amêndoa. Segundo estudo apresentado na Obesity Society Annual Scientific Metting, ela é capaz de aumentar a sensação de saciedade e ajuda a controlar o peso.

Calorias: 6 a unidade
 

Água

Por que funciona: controlar seu apetite pode ser mais simples do que você imagina. De acordo com um estudo publicado em 2012, pessoas que bebem dois copos de água antes das refeições comem entre 75 e 90 calorias a menos do que aquelas que não tomaram água.

Essa, claro, podemos consumir à vontade!

Leite desnatado


Por que funciona: se você tende a atacar tudo que vê pela frente durante a TPM experimente beber leite desnatado. Estudos mostram que mulheres que consomem pelo menos uma porção de produtos lácteos por dia durante as duas semanas anteriores à menstruação têm uma diminuição significativa de seu impulso de consumir guloseimas, doces e carboidratos processados.

Calorias: 1 copo 66 calorias 

Arroz integral

Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.  

Calorias: 1 colher de sopa de arroz integral cozido: 34 calorias

Para saber sobre calorias de todos os alimentos acesse aqui:

https://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias

Bom, espero que tenham gostado!

Fazer dieta não é uma tarefa fácil, mas com muita força de vontade a gente consegue!

Agora, vou ficar firme e trazer mais dicas para vocês. Espero ajudar quem estiver nesse mesmo caminho!

Abraços,


Fonte: 

https://saude.terra.com.br/dietas/veja-25-alimentos-que-podem-controlar-sua-fome,203aaf8cd6708310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

34 Comments

  1. Unknown 16 de outubro de 2013
  2. Unknown 16 de outubro de 2013
  3. Ritinha 16 de outubro de 2013
  4. Unknown 16 de outubro de 2013
  5. Jamilly LIma 16 de outubro de 2013
  6. Taths Rodrigues 16 de outubro de 2013
  7. Unknown 16 de outubro de 2013
  8. Cibele Nascimento Silva 16 de outubro de 2013
  9. Unknown 16 de outubro de 2013
  10. Unknown 16 de outubro de 2013
  11. Unknown 16 de outubro de 2013
  12. Unknown 16 de outubro de 2013
  13. Unknown 16 de outubro de 2013
  14. Silvana Almeida 16 de outubro de 2013
  15. Vivian Carvalho 16 de outubro de 2013
  16. Cuidados e Segredos 16 de outubro de 2013
  17. Unknown 16 de outubro de 2013
  18. ✿ Regiane ✿ 16 de outubro de 2013
  19. Nani 16 de outubro de 2013
  20. Unknown 16 de outubro de 2013
  21. Unknown 16 de outubro de 2013
  22. Anônimo 17 de outubro de 2013
  23. Rose 17 de outubro de 2013
  24. Unknown 17 de outubro de 2013
  25. Cris 17 de outubro de 2013
  26. Marcele S. Santo 17 de outubro de 2013
  27. Toninha Borges 17 de outubro de 2013
  28. Anônimo 17 de outubro de 2013
  29. Maternar para sempre 17 de outubro de 2013
  30. Thayna Ranage 17 de outubro de 2013
  31. Unknown 17 de outubro de 2013
  32. diva e maquiada 17 de outubro de 2013
  33. Genislene Borges 18 de outubro de 2013
  34. Ana Alves 1 de novembro de 2013

Add Comment