Dica de saúde: Fibras do tipo solúveis auxiliam no emagrecimento

Oi gente!

Hoje trago mais uma dica de saúde da Venutri Consultoria Nutricional.

Todos sabemos que comer fibras é muito importante para o bom funcionamento do intestino. Mas não é somente para isso que as fibras são importantes. Existem muitas outras funcionalidades e que são super importantes para manter a saúde do nosso organismo além de auxiliar no emagrecimento.

Existem diversos tipos de fibras. Para quem não sabe a diferenciação, vou explicar.


Fibras Insolúveis

São encontradas nas verduras, farelo de trigo, cereais e grãos integrais e propiciam o aumento do bolo fecal, estímulo ao bom funcionamento intestinal e prevenção de constipação intestinal. Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com a casca como a maçã, pêra e ameixa.

As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças como a constipação e o câncer coloretal. Como a principal função desse tipo de fibra é velocidade do trânsito fecal, ela atua acelerando o movimento do bolo fecal através do intestino. Com isso, também diminui a exposição do cólon a agentes que provocam câncer, fazendo com que dietas ricas em fibras insolúveis atuem prevenindo o aparecimento de câncer nesse local.

Vale lembrar que para as fibras cumprirem o seu papel no organismo, é necessária a ingestão de bastante líquido. Recomenda-se pelo menos 1,5 litros de água diariamente.

Atenção para os pós 50 anos: a tendência natural é diminuir o consumo de água, o que não deve ocorrer.

Por dia, uma pessoa deve ingerir entre 25 e 30 gramas de fibras, solúvel e insolúvel. É importante uma dieta variada, que contenha farelos, aveia, frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e pão integral, nas refeições, para alcançar esta quantidade recomendada.

Fibras solúveis

São encontradas nas frutas, verduras e leguminosas e propiciam o retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sangüíneo e proteção contra o câncer de intestino. 

A principal Fibra Solúvel é a pectina, encontrada em frutas (laranja, maçãs), vegetais (cenoura), nos farelos de aveia e nas leguminosas. Esse tipo de fibra é classificada como Solúvel por reter água formando uma estrutura em forma de gel.

Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares. As dietas ricas em fibras solúveis ajudam no combate à obesidade, já que induzem a uma menor ingestão de alimentos e calorias.

Contribui, ainda, para uma diminuição na glicose sanguínea devido à uma redução na absorção dessa substância.

Fibras x Emagrecimento




As fibras do tipo solúveis podem auxiliar no emagrecimento de forma saudável, pois naturalmente diminuem a velocidade do esvaziamento estomacal, ou seja, o alimento fica mais tempo no estômago promovendo maior saciedade. 

Além de conterem baixo teor de gordura, estas fibras são capazes de reduzir a absorção de açúcares e gorduras no intestino delgado e também evitar picos de insulina no sangue. Inclua diariamente em sua alimentação cereais integrais, aveia, frutas (com bagaço ou casca), verduras e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha etc).

É super importante ter uma alimentação balanceada e fazer uso dos dois tipos de fibra, o que vai contribuir para uma alimentação saudável e garantir a nossa saúde.

Bom, espero que tenham gostado e sigam as dicas!

Para saber mais sobre a Venutri Consultoria Nutricional acessem:

www.venutri.com.br

Abraços,

32 Comments

  1. Unknown 19 de agosto de 2013
  2. Marcele S. Santo 19 de agosto de 2013
  3. Unknown 19 de agosto de 2013
  4. Viviane Roiz 19 de agosto de 2013
  5. Dimas Bertolucci 19 de agosto de 2013
  6. LUANA 19 de agosto de 2013
  7. Cibele Lima 19 de agosto de 2013
  8. Cibele Lima 19 de agosto de 2013
  9. Cibele Lima 19 de agosto de 2013
  10. Cibele Lima 19 de agosto de 2013
  11. Helen Bezerra 19 de agosto de 2013
  12. Unknown 19 de agosto de 2013
  13. Unknown 19 de agosto de 2013
  14. Unknown 19 de agosto de 2013
  15. Unknown 20 de agosto de 2013
  16. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  17. Rose 20 de agosto de 2013
  18. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  19. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  20. Elenita Malta Pereira 20 de agosto de 2013
  21. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  22. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  23. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  24. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  25. Cibele Lima 20 de agosto de 2013
  26. Yara Sousa 20 de agosto de 2013
  27. Ritinha 20 de agosto de 2013
  28. Cuidados e Segredos 20 de agosto de 2013
  29. Sara Jane Amorim 20 de agosto de 2013
  30. Vivian Carvalho 21 de agosto de 2013
  31. Cibele Lima 21 de agosto de 2013
  32. Andreia Silva 30 de agosto de 2013

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