Apetite: Como abrir o apetite da criança

Aprenda 10 dicas para ajudar a abrir o apetite e a melhorar alimentação do seu filho


Olá mamães e papais de plantão, tudo bem???
A alimentação infantil é uma tarefa bem complicadas para alumas pessoas, pois tem criança que não come alimentos saudáveis e ou comem muito pouquinho.
A falta de apetite nas crianças, é normal entre os 2 e os 6 anos e por isso, nessa fase, as crianças podem fazer birra na hora da refeição. 

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No entanto, existem algumas dicas que podem ser úteis para abrir o apetite de seu filho que incluem:


1. Definir o cardápio do dia com a criança

Uma forma de ajudar a criança a comer melhor e abrir seu apetite é fazer o cardápio da semana com a criança, procurando fazer receitas saudáveis e criativas e seguindo as ideias e sugestões da criança, para que ela se sinta envolvida e interessada.

2. Ir às compras com seu filho e envolvê-lo no preparo das refeições

É importante ir ao supermercado com seu filho e pedir a ajuda dele para empurrar o carrinho de compras ou pegar em pequenos alimentos, como fruta ou pão, por exemplo.

Depois de fazer as compras, deve envolvê-lo na arrumação dos alimentos no armário e, na hora de preparar as refeições a criança deve ir para a cozinha com os pais e fazer pequenas tarefas, como arrumar mesa, por exemplo.

3. Comer na hora certa

A criança deve fazer pelo menos 5 refeições ao dia, tomando o café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar, sempre nos mesmos horários porque isso educa o organismo a sentir fome sempre na mesma hora.

Outro cuidado importante é não comer, nem beber nada 1 hora antes dos horários das refeições.

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4. Não encher muito o prato

As crianças não precisam ter o prato muito cheio de comida, porque basta pequenas quantidades de cada alimento para se manter nutrida e saudável.

Além disso, nem todas as crianças têm o mesmo apetite e, é normal a criança entre os 2 e os 6 anos ter menos apetite, pois esta é uma fase de crescimento mais lenta.

5. Fazer pratos divertidos

Para abrir o apetite da criança uma boa estratégia é fazerpratos divertidos e coloridos, misturando alimentos que a criança mais gosta, com queles que ela gosta menos. 

6. Preparar os alimentos de formas diferentes

É importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar os alimentos preparados de fomas diferentes: cru, cozido ou assado, porque assim ele tem cores, sabores, texturas e nutrientes diferentes.

Por exemplo, uma criança pode não gostar de cenoura crua, mas pode gostar de cenoura ralada ou cozida com frango, por exemplo.

7. Evitar as ‘tentações’

Em casa, deve-se ter, preferencialmente, alimentos frescos, como legumes e frutas, além de massas, arroz e pão, devendo evitar os alimentos industrializados e preparados, pois estes alimentos, embora tenham mais sabor, são prejudiciais à saúde quando consumidos diariamente e, levam a criança a não gostar do sabor dos alimentos saudáveis, porque são menos intensos.

​8. Sair da rotina

Para aumentar o apetite da criança e, para que esta veja a hora da refeição com um momento divertido, os pais podem definir um dia do mês para mudar a rotina e comer fora de casa, no jardim, fazer um piquenique ou um churrasco, por exemplo.

9. Cuidar da horta

Cuidar da horta faz com que a criança se sinta responsável pelos legumes e frutas e, desta forma, seu filho terá vontade de comer aquilo que cultivou. Se não tiver quintal, pode experimentar plantar os alimentos nos vasos de planta.

10. Comer juntos

A hora das refeições, como o café da manhã ou jantar, deve ser um momento em que a família está reunida e onde todos comem a mesma comida, levando a criança a perceber que tem que comer o que os pais e irmãos comem.

Assim, para a criança adquirir hábitos saudáveis, é muito importante os adultos darem o exemplo à criança, mostrando gosto pelo que comem, pois estas repetem o que os adultos fazem. Leia mais em: Como alimentar a criança.

Espero que essas dicas possam ajudar!

Beijinhos e uma ótima semana!!!

* Informações e imagens retiradas da internet

32 Comments

  1. Melissa Machado 11 de maio de 2015
  2. Espaço das Mamães 11 de maio de 2015
  3. Mamães Facilidades e Dicas 11 de maio de 2015
  4. Cris 11 de maio de 2015
  5. www.maesemfronteiras.com.br 11 de maio de 2015
  6. Anônimo 11 de maio de 2015
  7. Ingrid Faria 11 de maio de 2015
  8. Unknown 12 de maio de 2015
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  10. Unknown 12 de maio de 2015
  11. Lucimar da Silva Moreira 12 de maio de 2015
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  13. Carolina G. Ticala 12 de maio de 2015
  14. re 12 de maio de 2015
  15. Motive to be Pretty 13 de maio de 2015
  16. Jaqueline 13 de maio de 2015
  17. Carol Mello 13 de maio de 2015
  18. Paty 13 de maio de 2015
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  26. Unknown 13 de maio de 2015
  27. Iasmin Marques 13 de maio de 2015
  28. Cibele Lima 13 de maio de 2015
  29. Tititi da Dri 13 de maio de 2015
  30. dfgh 14 de maio de 2015
  31. Jeane Carneiro 14 de maio de 2015
  32. Unknown 14 de maio de 2015

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